Você está aqui

Homem que cumpria pena no presídio de Araxá morre vítima de tuberculose.

Publicado em 15-07-2023 21:50

Neste sábado, 15 de julho deste ano de 2023, recebemos a informação que o detento R.L.R, de 24 anos, conhecido como "Playboi", estava preso na unidade prisional de Araxá e que durante o cumprimento de sua pena começou a passar mal com muita tosse. Ele foi encaminhado pela unidade prisional para um hospital da cidade, porém, seu quadro de saúde se agravou e ele não resistiu e veio a óbito na última sexta-feira, 14, em Araxá.

 

Por se tratar de uma doença altamente transmissível e infecciosa, e a pedido de famílias de outros detentos que estão no local, entramos em contato com a direção do presídio de Araxá, na pessoa do diretor, Juliano Silva, e também com o diretor regional da polícia penal, Itamar Guimarães, onde nos foi informado que todas as medidas no interior do presídio de Araxá foram realizadas, e que a situação está sendo acompanhada pela secretaria de segurança pública do estado e pela secretaria de saúde de Araxá. Confiram o esclarecimento do diretor regional da Polícia Penal, Itamar Guimarães.”

 

Itamar Guimarães, diretor regional da Polícia Penal, informou a nossa reportagem que todos os procedimentos e protocolos exigidos pela secretaria estadual de segurança pública, e secretaria de saúde do estado e do município foram realizados. A cela que o homem estava juntamente com demais presos foi isolada, os presos colocados em isolamento e todos os detentos serão submetidos a exames complementares. Ele também destaca que a situação está sob controle, que as famílias podem ficar tranquilas, pois, todos os cuidados estão sendo tomados para que a doença não se espalhe dentro do presídio.

 

Familiares da vítima e que não quiseram se identificar, relataram à nossa reportagem que só foram avisados que o homem estaria em estado grave quando a situação estava muito grave. O corpo do homem foi velado e sepultado neste sábado, 15, em Araxá.

 

Sobre a Tuberculose.

 

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

 

Febre vespertina

Sudorese noturna

Emagrecimento

Cansaço/fadiga

 

Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

 

Como é transmitida?

 

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.

 

Calcula-se que, durante um ano, em uma comunidade, um indivíduo que tenha baciloscopia positiva pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença. A tuberculose NÃO se transmite por objetos compartilhados, como talheres, copos, entre outros.

 

Acompanhe no Facebook

Publicidade