Você está aqui
Publicado em 20-06-2022 16:15
A reorganização de logística, melhor programação e maior envolvimento de outros setores possibilitou a reposição de medicamentos da lista de padronização e atualmente a Farmácia Municipal da Prefeitura de Araxá tem à disposição 92% dos medicamentos preconizados na lista. Os medicamentos da lista de padronização são definidos por uma comissão de farmácia e terapêutica, composta por uma equipe multidisciplinar, e essa padronização é feita com base na necessidade da população.
Entretanto, a coordenadora da Farmácia Municipal, Maria Paula Di Mambro, esclarece que durante a pandemia houve atrasos e até suspensão no fornecimento de alguns medicamentos devido à falta de matéria-prima. "E aliado a isso, os processos de compras são demorados. Quando conseguíamos comprar medicação, o fornecedor não tinha quantidade para nos entregar e isso foi gerando faltas. Isso fez com que muitos pacientes não encontrassem alguns remédios na Farmácia Municipal", complementa.
Segundo ela, foi a partir de um trabalho em conjunto com os Setores de Licitação, Compras, Contabilidade, Tesouraria e outros da Secretaria Municipal de Saúde que foi possível agilizar os processos de compras. "Também temos feito trabalho diário de cobrança de entrega dos fornecedores", completa. Ela ressalta que a reposição desses medicamentos e a consequente oferta de 92% dos medicamentos da lista é uma conquista que não acontece há muito tempo. "Isso significa aumento da disponibilidade imediata de medicações a todos os usuários ", conclui.