Você está aqui
Publicado em 14-12-2018 00:00
A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Policia Civil de Ibiá, comandada pelo Delegado Dr. André Luiz Campos e sua equipe de investigadores, a qual é integrada à 2ª Delegacia Regional de Araxá, chefiada pelo Delegado Regional Dr. Vitor Hugo Heisler, desencadeou na segunda quinzena de dezembro deste ano de 2018, a operação denominada “Iscariotes”, e prendeu cinco pessoas que fazem parte de uma organização criminosa, a qual é especializada em furtos e roubos a tratores nos Estados de MG e SP.
As investigações realizadas pela Policia Civil de Ibiá, se iniciaram após o furto de dois tratores em fazendas localizadas na zona rural do município de Ibiá/MG, e que levaram os investigadores a identificar e realizar a prisão do acusado A.S.O, de 38 anos, em uma operação realizada na rodovia Br.146, a qual contou com o apoio da Policia Militar, no dia 23 de novembro deste ano de 2018. Neste dia foram apreendidos 02 veículos clonados, sendo uma caminhonete Amarok e um caminhão que eram utilizados na pratica dos crimes. (confiram aqui a matéria)
A Polícia Civil representou e a Justiça da Comarca de Ibiá/MG, decretou a prisão preventiva do acusado A.S.O, bem como determinou a busca e apreensão dos veículos que foram utilizados por ele para a prática dos crimes. As investigações continuaram e avançaram, sendo a prisão de mais quatro pessoas que também fazem parte dessa organização criminosa.
Com base nas investigações, a Justiça de Ibiá/MG, expediu os mandados de prisão e de busca e apreensão, que foram cumpridos pela Polícia Civil sendo deflagrada a “Operação Iscariotes”, que foi executada durante a semana, onde Policia Civil de Minas Gerias cumpriu vários mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nas cidades de Uberlândia, Ibiá, Rio Paranaíba e no distrito de Guarda dos Ferreiros.
A investigada F.C.A de 37 anos, foi presa na cidade de Uberlândia, oportunidade na qual os Policiais Civis também apreenderam o seu veículo e seu telefone celular, o investigado L.F.B.R de 25 anos que possui vários antecedentes criminais foi preso na cidade de Ibiá, o investigado P.R.M de 42 anos foi localizado e preso na cidade de Rio Paranaíba e o investigado T.M.P.D de 25 anos foi preso no distrito de Guarda dos Ferreiros. Todos os presos foram levados para o Presídio de Araxá e, nos próximos dias, deverão ser interrogados para a conclusão do Inquérito Policial.
As investigações apontam para a ação de uma organização criminosa que foi constituída para praticar crimes patrimoniais, principalmente furto e roubo de tratores agrícolas, a qual está atuando em cidades do Alto Paranaíba. Até a presenta data, nenhum trator foi recuperado, porém, existe a suspeita de que estão sendo levados para as proximidades do município de Ribeirão Preto no estado de São Paulo.
A Polícia Civil de Minas Gerais segue com afinco nesta investigação, a qual está tramitando sob sigilo e em segredo de justiça devido à gravidade dos fatos e diante da periculosidade dos investigados. O nome da operação “Iscariotes” foi dado devido o tamanho e a complexidade da periculosidade dos envolvidos, pois ficou comprovado pelas investigações que mesmo todos fazerem parte da mesma organização criminosa, não exista entre eles uma lealdade.